A linda Capadócia

Pode falar como quiser: Capadócia ou Kappadokia como ouvimos os locais falando.

Uma região que em muitos mapas não é mencionada, já que não corresponde a qualquer demarcação política. Ela é uma região histórica e turística da parte central da Turkia, que engloba varias cidades e maravilhas históricas prontas para  receber visitantes.

O turismo é o ganha pão de quem vive nesta região desértica e é possível encontrar uma variedade de tour falados tanto em inglês como em português.

Normalmente viajamos fugindo de tour guiados mas a Capadocia foi excessão. Nas agências da cidade, você escolhe o roteiro que mais tem a ver com seu perfil, marca horário para te pegam de manhã em seu hotel, tem o almoço típico incluido assim como guia contando historia e translados aos lugares. Comentamos melhor sobre isso no video abaixo:

O que fazer na Capadocia?

Pagamos cerca de 100 reais a pessoa para o dia todo de tour, das 9:30h da manhã até 17h da tarde. Utilizamos a compania Flintstones Travel. ( http://www.flintstonestravels.com/) Escolhemos dois Tours o vermelho e o verde:

geen-nevsehir-map1

Atividades do Tour Verde:

Vista Panorâmica de Göreme

 A pequena e pacata cidade de Goreme é um símbolo da Capadócia. Foi lá que ficamos hospedados.  Quem decidir ficar em outra cidade próxima deve pelo menos reservar um tempo para conhecê-la. Em pouco tempo é possível fazer uma caminhada pelo centrinho de Goreme, comer em algum restaurante típico e admirar as dezenas de construções nas cavernas do vale. Estandi ali, vale a pena a visita ao local da vista panorâmica, principalmente se você curte fotografia.

Cidade Subterrânea

A Cidade Subterrânea de Derinkuyu fica a cerca 40 km de Goreme (uma viagem de 30 minutos). Há cerca de 600 portas exteriores na cidade, escondidas nos pátios de casas à superfície. Esta cidade tem cerca de 85 m de profundidade. Contém estábulos, caves, armazéns, refeitórios, igrejas, adegas, etc. À parte disto, um grande quarto, com um teto abobadado no 2º andar, era uma escola missionária e os quartos à sua esquerda eram para estudo.  As cidades subterrâneas foram construídas principalmente para proteger os cristãos da invasão de inimigos. Eles chegavam a ficar semanas trancados dentro delas.
derinkuyu-map
As extensas passagens, túneis, poços e corredores ligam os quartos das famílias e os espaços comunitários onde as pessoas se encontravam, trabalhavam e rezavam.
Não é um passeio muito fácil de fazer, quem sofre de claustrofobia pode ficar agoniado e quem tem dificuldade de locomoção não vai conseguir se deslocar entre os ambientes, já que há várias passagens estreitas e apertadas, onde é preciso andar agachado.

Nar Gölü Lago

Essa lagoa fica na saída da cidade de Goreme.  Lago bem bonito, não visitamos por conta do mal tempo. Porém a pareada é rápida e para fotos.

Vale Ihlara

um desfiladeiro com uma profundidade de aproximadamente 100 m e foi formado pelo Rio Melendiz à milhares de anos atrás. Começa na aldeia de Ihlara e acaba no Mosteiro de Selime, na aldeia de Selime, a 14 km. Descemos na entrada mais popular, com mais de 300 degraus que descem para o vale. Muita beleza  natural e há muitas igrejas-caverna no Vale Ihlara. Muitas apresentam cenas diferentes das presentes nas igrejas da Capadócia.

 

 

Piegon Valley

Um dos belos vales da Capadócia. O local tem um ponto panorâmico no alto que é um lugar lindo para observar a paisagem local. Destaque para varias casas de pombos que os locais criavam. A partir do vale, você pode admirar a natureza ao redor, formações rochosas de diferentes cores e as chaminés de fada

Selime Monastery

O Mosteiro de Selime é uma estrutura enorme esculpida em uma montanha de rocha vermelha. Aprenda sobre as origens deste local que pertenceu a diversas dinastias, principalmente romanas, bizantinas e otomanas. O complexo do mosteiro era o centro das atividades religiosas da área, onde monges e padres recebiam sua formação. Dizem que o terreno inspirou os cenários inusitados dos filmes da franquia Star Wars.

Galerias de arte

Os locais para artesanato são vários, mas alguns tours levam-nos a conhecer mais da historia da regiao. A cerâmica e tapeçaria e jóias são os principais itens a venda.

Atividades do Tour Vermelho:

Castelo Uçhisar

Esse é um dos vilarejos mais antigos da Capadócia e seu castelo é um dos principais pontos turísticos a se visitar em uma viagem à região. Ele foi todo escavado e tem diversos quartos e dependências que se comunicam entre si através de túneis, corredores e escadas. Muitas vezes, as entradas de um cômodo eram fechadas por portas de pedra, para que ficasse mais fácil a proteção das pessoas do castelo em caso de um ataque estrangeiro.

Museu a céu aberto de Goreme

Este museu é uma das principais atrações turísticas da Capadócia e é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Ele possui um grande conjunto de igrejas construídas em cavernas pelos cristãos entre os séculos X e XIII. Elas são famosas pelos afrescos pintados nas paredes, muitos deles em bom estado de conservação. Pode-se ver vários vestígios deixados pelos primeiros cristãos que a habitaram em rudimentares habitações escavadas na rocha macia.

Paşabağ – Vale dos monges

Também chamadas de Pirâmides de Terra, as Chaminés de Fada são torres de rocha com cerca de três mil anos de existência, que sustentam uma pedra pesada. O peso da pedra faz pressão e é o que impossibilita a erosão do local, assim, e pelo solo ser macio o vento e as chuvas acabam tirando a parte do terreno mais instável. Também é possível ver no Vale do Amor cavernas que foram esculpidas nas rochas.  Paşabağ é um parque gratuito e com uma estrutura simples. Nos seus arredores, há alguns vendedores de lembranças e algumas lanchonetes, mas nada refinado. Na visita ao parque, você verá chaminés de fada enormes e muitas delas bem preservadas. Algumas têm acesso para que os turistas possam entrar e, ao longo do parque, há uma estradinha para circular. Para quem quiser, também há a possibilidade de subir pelos morros próximos ao Paşabağ e admirá-lo de um ponto de vista diferente.

Vale da Imaginação – Devrent Valley

Pausa rápida! Olhe as rochas. O que você vê? Um caracol ou um camelo? Um casal dançando? Que animal é aquele? Brinque de descobrir formas nas rochas que sofreram erosão ao longo dos anos.

Vila de Avanos

Centro de olaria desde o tempo dos Hititas. Avanos é conhecida pela sua cerâmica e tapeçaria. É o berço do artesanato tradicional turco. Estes oleiros famosos fazem souvenirs maravilhosos, disponíveis a uma série de preços, desde simples cinzeiros e canecas até pratos adornados e tabuleiros de xadrez. O barro vermelho – Terracota – é encontrado no Rio Vermelho sendo o rio mais longo da Turquia e não só separa esta vila de outras zonas da Capadócia, como fornece o barro para a olaria. É neste rio que se encontra o barro vermelho do qual Avanos deriva o seu sustento principal e a sua fama.

Outros atrações da Capadócia:

– Urgup: cidade vizinha à Goreme que possui uma vinícola onde é possível provar os vinhos da região da Capadócia;
– Andar à cavalo: antes de passeios de balão surgirem, os cavalos eram uma das atrações mais importantes da Capadócia;
– Noite Turca: jantar com show de dança típica turca, com direito a cerimônia de casamento, dança do ventre, incluindo um show dos Dervishes Rodopiantes.
– Banho Turco: no centrinho de Goreme há uma casa onde é possível conhecer o famoso banho turco (hamam)

Gostou? da um like na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/RiscoDVida/

Veja mais em nossos vídeos: https://www.youtube.com/c/RiscodeVida

Leia nossa historia em quadrinhos: https://tapas.io/series/Traveler-Artist-Struggle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s