Bloqueio na Internet da China

Para nós, viajar sempre dá aquele sentimento de não saber onde você está e descobrir o pais visitado aos poucos.

Na China o sentimento foi, poderíamos dizer, desafiador.  Não tínhamos acesso nem as coordenadas do mapa!

Explicando o por que abaixo. Caso queira saber acessem os aplicativos e soluções que encontramos para viajar na China.

Na China existem vários bloqueios na internet. O estado Chinês controla todo o conteúdo online em circulação no país, barrando o que for considerado impróprio.  Tudo que é acessado pelos usuários deve ser canalizado para portas de entradas, as chamadas gateways, onde ocorre uma fiscalização do teor do tráfego.

Não espere ver pornografia, prostituição e jogos de azar na internet chinesa.

Certos livros, filmes e arte julgados impropriados também não aparecem nas buscas dos Chineses. Conteúdo online do  iTunes, Kindle e Play Store também são filtrados, quando existem, e muitas vezes ao acessar os Chineses tem uma versão chinesa do serviço, bem diferente da nossa em questão de conteúdo.

Agora, mais de 3.000,00 sites são bloqueados para uso na China. Veja uma lista completa aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Websites_blocked_in_mainland_China

Dentre esses sites está o nosso Google!  Junto com o Mapas e Docs. Planejamos nossa viagem inteira na plataforma Meus mapas do Google Maps e o que aconteceu?

mapas china errado

 

Nós estávamos com as coordenadas do GPS erradas!

Se tinhamos marcado o local de um hostel ou de alguma atração e seguíssemos o mapa, não encontraríamos de jeito nenhum. Isso por que o aplicativo é bloqueado e tinha conflito. Interessante não?

A partir de algum ponto da viagem não olhávamos mais o mapa e seguíamos o instinto XD. Foi realmente uma aventura.

A rota destacada acima foi em Hangzhou no Lago do Oeste. As bikes foram alugadas em nosso hostel Wushanyi International Youth Hostel (recomendo, muito limpo e seguro), onde tínhamos duas opcões: ou deixávamos  o passaporte como forma de garantia por alugar a bicicleta ou deixávamos 1000 yuan (quase 500 reais) de garantia.  Levamos o passaporte sempre junto conosco então deixamos os mil yuan no Hostel e simbora passear.

Detalhe que se por acaso estragássemos a bicicleta  eram 1200 yuan pelo concerto. Cuidado pra não cair hein! E essa parte é a mais difícil andando de algum veículo na China.

O transito é caótico, seja ele de pessoas, de bicicletas, de carros ou tudo isso junto. Hangzhou é uma cidade muito simpática, cheia de lojas e belos parques, como o Lago do Oeste. Vale a pena a visita e a exploração.

Um pouco da nossa aventura de bike:

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s